PASSO 1: O problema é geral (servidor) ou local (cliente)?
Precisamos primeiro definir a origem. Tente abrir o mesmo canal do cliente e reproduzi-lo em mais de um dispositivo (computador e smartphone, por exemplo). Após constatar que o problema é só no cliente, prossiga.
PASSO 2: Reiniciar modem/roteador/dispositivo
Boa parte dos travamentos IPTV ocorrem por sobreaquecimento dos equipamentos e utilização por longa duração. Tente desligar tudo da tomada, inclusive TV, por 1 a 2 minutos, e depois religar.
PASSO 3: Testar conexão Wi-Fi e por cabo de rede
Às vezes barreiras entre dispositivo e modem ou mesmo oscilações no sinal podem fazer oscilar a transmissão. Sempre bom testar também em internet por cabo.
PASSO 4: Testar em mais de um aplicativo
Um aplicativo pode corromper ou mesmo apresentar defeito após uma atualização. Sempre teste os canais em mais de um aplicativo para confirmar se o problema se repete.
PASSO 5: Testar em mais de um dispositivo
Às vezes o dispositivo principal pode estar com problemas na placa de rede. Peça ao cliente para alternar entre dispositivos (smartphone, notebook…) para confirmar se o problema se repete independente do meio escolhido para assistir. Caso apenas um apresente o problema, já temos um diagnóstico.
PASSO 6: Configurar um DNS manualmente
Servidores de DNS ajudam a encontrar mais facilmente as rotas dos servidores. Às vezes o servidor de DNS padrão da operadora não está conectando o cliente ao melhor caminho possível, da mesma forma como um GPS veicular pode indicar um caminho curto, mas com engarrafamento, em vez de um caminho maior, mas livre de trânsito.
Para Android, o aplicativo “DNS Changer” facilita a configuração manual de um DNS. Recomendamos o da CloudFlare (1.1.1.1) ou do Google (8.8.8.8). Para outros sistemas, buscar informações em tutoriais.
PASSO 7: Testar em 3G/4G
Se os travamentos IPTV estiverem a ser constatados em todos os dispositivos, seja utilizando Wi-Fi ou conectado por cabo de rede, o problema pode ser com a operadora de internet.
Nem sempre testes de velocidade são capazes de medir a estabilidade do sinal, muito menos detectar se a operadora está praticando o chamado “Traffic Shaping” (prática em que operadoras restringem o tráfego de dados de um serviço específico, principalmente quando se trata de um serviço que consome dados em fluxo contínuo).
Traffic Shapping
Por essa razão, fazer um teste no smartphone utilizando uma outra operadora por meio de dados móveis 3G/4G pode trazer a constatação de que assistir IPTV em uma operadora está normal, e na outra não. Lembrando que esse procedimento é apenas para fazer constatação, já que IPTV consome cerca de 3GB de dados por hora, tornando-se inviável assistir por longo tempo.
PASSO 8: Utilizar VPN
Ao ativar uma VPN o cliente passa a transitar os dados por uma rede externa privativa, longe de quaisquer regras de conexões impostas pela sua operadora local (Traffic Shaping). VPNs gratuitas não garantem total estabilidade pois podem congestionar, mas ajudam. Existem boa VPNs pagas custando de R$ 5,00 a R$ 35,00 por mês.
PASSO 9: Reclame com a operadora
Se ficou provado que o serviço só funciona com o uso de uma VPN, o problema está na operadora.
Muita gente relata que ao ligar para a operadora e reclamar que determinados conteúdos funcionam e outros não, ou que o conteúdo que está tentando assistir abre normal no 4G mas não abre no Wi-Fi, os atendentes executam procedimentos que normaliza a situação. É uma tentativa a ser feita antes de partir para a compra de uma VPN, por exemplo.
1 comentário em “Resolver problema de Travamento do IPTV”
Os comentários estão encerrado.